HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

Amanda, vencedora da 17ª edição do projeto "A Procura dos Pequenos Heróis"
17ª Edição do Projeto “A Procura dos Pequenos Heróis”

A Cidade Dom Bosco, por meio de um de seus setores o CENPER (Centro de Promoção Humana e Ambiental), com o apoio da Secretaria de Educação de Corumbá/MS, promoveu mais uma edição do projeto “A procura dos Pequenos Heróis”.

O projeto, que foi idealizado pelo saudoso padre Ernesto Sassida, fundador da Cidade Dom Bosco, tem por objetivo premiar crianças e adolescentes que tenham realizado boas ações em seu dia-a-dia, como exemplo para a sociedade, imbuídas de solidariedade, altruísmo, desprendimento, respeito e amor ao próximo.

A partir dessa ideia, alunos das escolas públicas e de projetos sociais de Corumbá, Ladário e região, escrevem os seus relatos em cartas, que são recolhidas por acadêmicos do curso de Letras da UFMS – Campus do Pantanal, que trabalham em parceria com o CENPER. Após essa fase, os textos são avaliados por duas comissões julgadoras, a primeira composta pelas equipes técnicas das Secretarias de Educação do Estado e do Município, onde são selecionadas as 20 principais histórias, e estas são encaminhadas para autoridades públicas, representantes de diversos seguimentos da sociedade. Ao final, dez histórias são escolhidas.

Na edição deste ano, Amanda da Silva Pinho de Lima, 10 anos, aluna da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo, foi a grande vencedora do projeto. “Ganhei uma bicicleta num concurso de frases. Eu já tinha uma bicicleta, ela ainda estava boa, e na hora, na minha mente, veio que tinha alguém que precisava mais dela do que eu. Pensei num colega meu, ele via a pé até a escola. Então, doei a minha bicicleta para ele. Meus pais me ensinam o amor ao próximo”, foi o relato de Amanda.

Ao todo, mais de 500 estudantes participaram do projeto, que reconheceu as principais histórias com diversos prêmios. “É a prática da misericórdia, viver isso no dia a dia, ajudar, estar atento, olhar nos olhos e estar próximo. É reconhecer por meio de um prêmio, o sinal da esperança por uma realidade melhor. Como disse o Papa Francisco, cada um de nós somos heróis a partir do momento em que olhamos para o outro e reconhecemos as suas necessidades”, disse o padre Eduardo, diretor da Cidade Dom Bosco.

Os pais da aluna vencedora do projeto destacaram o orgulho que sentem pela filha e os valores que cultivam em família, “ficamos felizes e orgulhosos por esse reconhecimento, porque a atitude partiu do coração dela. Ela havia ganhado uma bicicleta em um concurso de frases no dia das crianças e resolveu doar para o amigo. Em meio a tantas coisas ruins, ver uma criança de 10 anos tendo uma atitude de amor ao próximo é sinal de que o que estamos ensinando para ela de amor e de respeito ao próximo tem dado certo”, disseram Joelma e Anderson, pais de Amanda.

Quando perguntada sobre o que gostaria de dizer ao amigo que ajudou, ela disse “queria que ele nunca desistisse dos sonhos dele, para ele sempre ter esperança, fé em Deus e que um dia os seus sonhos vão se realizar”, completou Amanda.

 

Os dez primeiros colocados na 17ª edição do projeto “A Procura dos Pequenos Heróis” foram:

 

10° lugar: Rafael Coelho Salvatierra (Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos)

9° lugar: Rana Rocha Bezerra (Programa Criança e Adolescente Feliz/CDB)

8° lugar: Lohayne Mariane dos Santos Dias (Escola Estadual Maria Helena Albaneze)

7° lugar: Myllena Aparecida Moraes de Oliveira (Escola Estadual Maria Leite)

6° lugar: Ian Moura da Silva (Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso)

5° lugar: Isaac Rodrigues Farias da Costa (Escola Municipal José de Souza Damy)

4° lugar: Anna Carolina Corbalan de Oliveira (Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira)

3° lugar: Fernando Marques Garcia (Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso)

2° lugar: Luís Ronaldo da Silva Santos (Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros)

1° lugar: Amanda da Silva Pinho de Lima (Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo)

 

 

Bruno Victor de A. Pinheiro

Comunicação da Cidade Dom Bosco