HOME Programas e Setores

Programas e Setores

Conheça a nossa Missão...

APRESENTAÇÃO

A Cidade Dom Bosco atende a centenas de famílias carentes por meio de seus setores e programas sociais, que constituem um verdadeiro complexo de Assistência Social e Promoção Humana. Todas as suas atividades desenvolvidas buscam a construção da dignidade de cada atendido e sua família, por meio da educação e evangelização, em um trabalho de comunhão entre a Pastoral Juvenil, diferencial do Carisma Salesiano, e todos os colaboradores, profissionais e voluntários, que desenvolvem as atividades inspiradas nos ideais de São João Bosco.
 
Cidade Dom Bosco: Educando com amor!

60 anos de Dignidade, Promoção Humana e Evangelização!

Escola Estadual Dom Bosco

Fundada em 3 de abril de 1961, a Escola Estadual Dom Bosco possui mais de 1,5 mil alunos nos períodos matutino e vespertino, formando seus alunos desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, sendo uma das escolas mais tradicionais e reconhecidas da região.

A escola foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul como experiência pioneira “Escola-Comunidade” e desenvolve inúmeras atividades extraclasse e para escolares em benefício dos alunos, tais como: a) Prefeitura (o autogoverno, realizado pelos próprios alunos, constituindo entre eles uma hierarquia de lideranças mediante eleições nos moldes de uma prefeitura municipal; a autoeducação, que desperta no aluno o interesse pelo desenvolvimento de sua comunidade; o espírito de família, relacionamento educativo inspirado na familiaridade e na confiança; educação para o trabalho, que motiva os alunos para a aprendizagem de uma a profissão; o associacionismo, que estimula seus dons vocacionais por meio do teatro, música e conscientização do projeto Educativo Salesiano por parte da comunidade), b) palestras educativas, c) campanhas diversas etc.

Tendo como base a educação Salesiana, a Escola Estadual Dom Bosco forma seus alunos com a missão de motivar a busca pelo conhecimento, formando honestos cidadãos, em valores cristãos por meio das diversas atividades realizadas pela Pastoral Juvenil, que acompanha cada aluno em seu desenvolvimento e despertando a responsabilidade com a família e sua comunidade.



MAIS DETALHES

Escola Salesiana

Seguindo o Sistema Preventivo de Dom Bosco

Escola Inovadora

Responde aos desafios da educação do séc. XXI

Escolas em rede

Faz parte do conjunto da obra e tradição da Cidade Dom Bosco

Pastoral Juvenil

A Pastoral Juvenil é um dos três pilares do Princípio Inspirador do trabalho salesiano. É uma forma diferente de apresentar Jesus Cristo para a juventude através do protagonismo juvenil. É de “propor aos jovens, com alegria e coragem, a vivência humana como foi vivida por Cristo” (CG26, N. 36).

O trabalho é realizado também com as famílias dos atendidos e educadores da Obra Social. A Pastoral atua diariamente no pátio realizando acolhidas e se fazendo presente meio dos educandos. A equipe é formada por 4 educadores e que conta com a supervisão e acompanhamento do Diretor da Cidade Dom Bosco.

 

Quais os trabalhos da Pastoral Juvenil na Cidade Dom Bosco?

Formações Cidadã e Cristã

- Escola Estadual Dom Bosco:

Ensino Fundamental II;

Ensino Médio;

Professores e Funcionários.

- Assistência Social:

Atendidos no Programa Adoção à Distância;

Atendidos no Programa Adolescente Aprendiz;

Atendidas no Programa Crianças e Adolescentes Felizes;

Educadores.

- Retiros e Encontros:

Crescer e Crer (6º e 7º anos – EF II)

ACAMPS (8º e 9º anos – EF II)

Jornada Salesiana (Ensino Médio)

Celebrações com todos os educadores da Cidade Dom Bosco (Páscoa, Dia dos Professores, Tríduo de Natal)

- Missas:

Matutino: Às quintas-feiras, a partir das 9h30min;

Vespertino: Às quintas-feiras, a partir das 15h30min (Celebração da Palavra);

Missas Mensais em datas comemorativas com todos os alunos (Períodos Matutino e Noturno).

- Demais atividades:

Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora – Acontecem todos os dias no pátio da Escola durante o mês de maio;

Mês de aniversário de Dom Bosco – Atividades durante todo o mês de agosto;

Romaria Juvenil Salesiana – Viagem até Aparecida do Norte com a Articulação da Juventude Salesiana de Corumbá;

Confissões a cada semestre;

Celebrar – Evento que reúne os jovens que atuaram como voluntários durante o ano.



MAIS DETALHES

Formações Cidadã e Cristã

A Pastoral atua junto aos Programas e Setores da Cidade Dom Bosco

Carisma Salesiano

A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco

Razão, Religião e Amorevolezza

O jovem se educa e se evangeliza, na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria

Programa Crianças e Adolescentes Felizes

O Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), funciona em contra turno escolar, nos períodos matutino e vespertino, de segunda à sexta feira (07h00 as 11h00 e de 13h00 às 17h00) e aos sábados (07h00 às 11h00), acompanhando o período de atividades escolares.

Ao todo, mais de 200 crianças e adolescentes são atendidos diariamente, e participam de oficinas de karatê, canto, violão, flauta, Libras, teatro, dança, argila, pintura, customização de tecidos, artesanato e beisebol. Além de cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), informática, departamento pessoal e secretariado. Além do Oratório que, para Dom Bosco, é um lugar onde as crianças e jovens podiam livremente se realizar, praticando jogos lúdicos, sendo assistidos e acompanhados de práticas cristãs (catequese, bom dia ou boa tarde), sendo realizado aos sábados no Programa Crianças e Adolescentes Felizes.

O PCAF atende aos afilhados do Programa Adoção a Distância e também demais alunos da Escola Estadual Dom Bosco, fazendo assim o trabalho em rede dentro da Cidade Dom Bosco, uma ação em conjunto que mantém os Setores e Programas da Obra Social em harmonia, como sonhou o idealizador do programa e fundador, Padre Ernesto.

Dentre seus alunos estão pequenos cidadãos de diversos bairros e inclusive do país vizinho, a Bolívia. Todos eles recebem diariamente lanches e refeições, vestiário para banho, além de atendimento e acompanhamento da Assistência Social da Cidade Dom Bosco, por meio do trabalho psicossocial desenvolvido.

Os educandos ainda participam de diversas atividades promovidas pela Pastoral Juvenil, promovendo o contato deles com o Carisma Salesiano.



MAIS DETALHES

Sistema Preventivo de Dom Bosco

Proteção social básica, fortalecimento de vínculos e garantia de direitos.

Oratório de Dom Bosco

Trabalho caracterizado pelo protagonismo juvenil e, por uma forte relação pessoal entre educadores e jovens, capaz de tornar-se uma presença missionária no mundo do jovem e na sociedade civil.

Acompanhamento Familiar

Participação da família como protagonista do processo educativo das crianças e adolescentes, tendo como foco o fortalecimento de vínculos familiares.

Clube de Mães da Cidade Dom Bosco

O Programa Clube de Mães da Cidade Dom Bosco, atende as mães das crianças e adolescentes que são atendidos pelos setores e programas da Cidade Dom Bosco, correspondente ao perfil socioeconômico em vulnerabilidade social, com o objetivo de proporcionar às famílias momentos de vivências em grupo, fortalecendo da autoestima e o convívio pessoal e comunitário à todas elas.

O Clube de Mães também promove Oficinas de trabalhos manuais disponíveis não apenas às mães, mas atendendo também toda a comunidade. Nas Oficinas são ministradas aulas de artesanato, nos mais diversos materiais, como a escultura em argila, crochê, bordado, além de minicursos de design de sobrancelhas, maquiagem, informática, dentre outros.

A participação das mães no Programa é de forma continua, durante toda a realização das atividades, sendo que toda produção dos trabalhos artesanais é estabelecida por meio de orientações de instrutores qualificados. Além das oficinas, diversas outras atividades são proporcionadas às mães e para a comunidade, bem como palestras, acompanhamento psicossocial e demais ações para o bem-estar, saúde e lazer.

O Clube também mantém uma Lojinha com os produtos que são confeccionados nas oficinas, localizada na sede da Assistência Social da Cidade Dom Bosco.

O Programa Clube de Mães atende nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sexta –feira (07h30 as 11h00 e de 13h30 as 17h00).

 



MAIS DETALHES

Promoção da Dignidade Humana

Oficinas, acompanhamento psicossocial, fortalecimento de vínculos familiares.

Aproximação das Famílias

O Clube de Mães proporciona a maior participação das famílias junto as Crianças e Adolescentes e das atividades da Cidade Dom Bosco.

Sistema Preventivo

As mães do Clube recebem orientações, palestras e encaminhamentos para uma melhor qualidade de vida e cuidado com a família.