HOME Cidade Dom Bosco

Cidade Dom Bosco

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

Fundada em 3 de abril de 1961 pelo padre esloveno Ernesto Sassida, SDB, a sede provisória era um modesto barraco do então bairro Cidade Jardim – hoje bairro Dom Bosco –, denominada “Escola Profissional Alexandre de Castro”, a qual obteve o reconhecimento imediato do governo do então estado de Mato Grosso (dividido em 1979, quando Corumbá passou a compor o estado de Mato Grosso do Sul).

 

Renomeada como "Cidade Dom Bosco", foi integrada à Missão Salesiana de Mato Grosso oficialmente em 1982, com a implantação da comunidade Salesiana, passando a receber o suporte da congregação.


A Obra Social é chamada de "Cidade", por conta do conjunto harmonioso de setores e atividades voltadas à população carente, que compreende um grande complexo de assistência social.

 

Compõem a Cidade Dom Bosco a Escola Estadual Dom Bosco, que conta com mais de 1.600 alunos, do ensino fundamental e médio, conveniada à Secretaria de Estado da Educação, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul como experiência pioneira “Escola-Comunidade”; o Programa Crianças e Adolescentes Felizes, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar, proporcionando condições de convivência social, para que, resgatando a autoestima, possam exercer a plena cidadania, mediante os serviços oferecidos, como atividades socioeducativas, iniciação profissional e assistências de formação humana, religiosa, social, psicológica e educativa, como também, reforço alimentar; Programa Adolescente Aprendiz, que por meio da parceria com empresas da região, oportuniza a formação e inserção dos adolescentes no mercado de trabalho; Programa Adoção a Distância, que promove a captação de recursos financeiros com benfeitores de países como a Espanha, Eslovênia e Itália, que apadrinham os atendidos da Cidade Dom Bosco, auxiliando na educação e manutenção das atividades realizadas na Obra; e Pastoral Juvenil Salesiana, que é o cerne do carisma Salesiano no trabalho de evangelização junto aos jovens, realizando ações em todos os setores com o entusiasmo da Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. 

 

Todos esses setores realizam iniciativas reconhecidas em todo o estado, como o Projeto À Procura dos Pequenos Heróis, Projeto Sino da Caridade, Projeto Outubro Rosa, dentre outros, que buscam a promoção e dignidade humana à toda a comunidade abrangida pela Cidade Dom Bosco. 

60 anos de Dignidade, Promoção Humana e Evangelização!

Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!

Sede da Instituição


Cidade Dom Bosco


Missão

Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Ser referência na evangelização, na educação e na assistência social dos jovens, com uma gestão competente, vivendo o carisma salesiano no Polo Salesiano em Corumbá.

Valores

Dom Bosco ontem, Salesianos hoje, Juventude sempre.


Pastoral Juvenil Salesiana

“Discernir o verdadeiro desejo de ‘ver Jesus’ entre tantas aspirações da juventude de hoje é, para nós, membros da Família Salesiana,  o motivo, senão o único, ao menos o fundamental para ser verdadeiros apóstolos de Cristo”

Pe. Pascual Chàvez, Estreia de 2010.

Pastoral é ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação como desenvolvimento pessoal e humano. Vive duas realidades: Jesus Cristo como referência e a realidade social e cultural do grupo humano envolvido. Não existe trabalho, projeto, presença, serviço salesiano sem a Pastoral Juvenil Salesiana, que enriquece a ação citada acima com o dom do carisma salesiano, herdada por Dom Bosco, nosso Pai, Mestre e fundador, cuja opção são os jovens.

A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Não existe trabalho, serviço, projeto ou presença salesianas sem a Pastoral Juvenil Salesiana e sua Espiritualidade porque a missão salesiana não se identifica apenas com as obras ou atividades e nem se reduz a elas. É antes de tudo, a paixão de Dom Bosco pelo bem das almas e dos jovens! 

Sistema Preventivo

O Sistema Preventivo é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e aplicado nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevolezza.

Razão: o jovem se educa e se evangeliza partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.

Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas salesianas.

Amorevolezza: na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria. Além da presença de Nossa Senhora Auxiliadora, “foi ela quem tudo fez” (Dom Bosco).

O Sistema Preventivo é um método de educação; mas é, sobretudo, uma espiritualidade: é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.

Para educar a juventude, Dom Bosco desenvolveu esse método educativo utilizando a “presença” junto aos jovens como meio eficaz para educar. O pátio é o local privilegiado para aplicar o seu método. Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens:

“Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.

 

Ação Social

Dom Bosco dizia:

“Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa Congregação”.

Deste modo, seguindo os passos de Dom Bosco e, por consequência da Igreja, as obras sociais salesianas organizam-se para o bem da sociedade por meio da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Ação Social). Trata-se de “uma comunidade educativa nacional das presenças salesianas para articulação, promoção e fortalecimento da ação social salesiana em rede no Brasil”, que tem por missão “promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma Salesiano como referências para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral”.

 

Familia Salesiana

Comunidade Salesiana Beato Zeferino de Namuncurá

O patrimônio espiritual do Polo Salesiano, sua prática pedagógica, suas relações de fraternidade e corresponsabilidade na missão representam o modelo de referência para a excelência do ensino e para a identidade pastoral do núcleo animador.
Trabalhamos em Rede, o que permite compartilhar objetivos, forças e procedimentos, proporcionando as devidas interações com outras instâncias institucionais da Missão Salesiana de Mato Grosso. O conselho da Comunidade Educativa do Polo, anima e coordena a presença Salesiana através da reflexão, do diálogo, da programação e da revisão da ação educativo-pastoral. Sua função é favorecer a unidade do projeto Salesiano em Corumbá.
Trabalhamos em equipe, como Dom Bosco que, desde os primeiros tempos do Oratório, criou ao seu redor uma comunidade–família em que os jovens eram protagonistas.

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(67) 3232-4459


ENDEREÇO

Rua 13 de Junho, nº2660, 79333-060, Bairro Dom Bosco - Corumbá/MS


EMAIL

diretor@cidadedombosco.org.br