HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

A experiência foi a bordo do Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger
Projeto “Marinheiro Por Um Dia” navega com 40 crianças e adolescentes pelo Rio Paraguai

O Comando do 6º Distrito Naval recebeu, nesta semana (24), 40 crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos, para uma comissão no Rio Paraguai. A experiência, realizada a bordo do Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger, faz parte do projeto “Marinheiro por um Dia”.

Ao longo da manhã, os pequenos marinheiros do Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF) da Cidade Dom Bosco, presenciaram as fainas de suspender e atracar; tiveram aula de nós e voltas e conheceram algumas tradições navais, como o sino de bordo, apitos e Cerimonial à Bandeira. A programação do projeto contemplou, ainda, demonstração de combate a incêndio, com explicação da vestimenta e materiais utilizados na atividade, e palestra sobre como ingressar na Marinha do Brasil (MB).

Rana da Rocha e Victor Hugo, ambos com 11 anos, já navegaram no Rio Paraguai em pequenas embarcações, mas não conheciam a rotina de um navio de guerra. “Achei muito legal o passeio, porque tive a oportunidade de conhecer um navio enorme. Aprendi muita coisa desde o primeiro momento que entrei aqui e a parte do incêndio foi muito divertida”, disse a pequena. Victor Hugo contou que gostou tanto da experiência que irá estudar muito para passar em provas da MB.

Fernando Henrique Melgar, coordenador do PCAF, ressaltou que o projeto Marinheiro Por Um Dia pode abrir as portas para muitas crianças e adolescentes. “Essa vivência, especialmente aos jovens em situação de vulnerabilidade, possibilita outra visão para o presente e futuro, sobretudo por meio do estudo. Ações como esta motivam e mostram alternativas melhores para seguir na vida. Importante também eles conhecerem uma instituição tão importante para o País, que zela pelo Rio Paraguai, um patrimônio que também é deles. Com certeza, sairão daqui diferentes, com outro olhar”.

 

Por: Comando do 6º Distrito Naval - Marinha do Brasil