HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

O evento aconteceu nos dias 25 a 27 de outubro, em Campo Grande (MS).
Alunas da Escola Estadual Dom Bosco conquistaram o 3º lugar em Feira de Tecnologia promovido pela UFMS

As alunas Eloize Inês Cáceres Duarte (3ºE), Geovana Bianchini Monteiro (2ºF), Letícia Rodrigues de Oliveira (2ºF) e Thalyta Pereira da Costa (3ºE) brilharam na XIII FETEC MS – Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, ocorrida em Campo Grande, conquistando o 3° LUGAR entre todos os trabalhos do Estado, sob a orientação da nossa Professora Doutora Fernanda Godoy, que participou do evento acompanhada da Coordenadora Pedagógica Ketilin Duarte.

 

O título do projeto foi: Potencial de bactérias para promoção de crescimento em hortaliças. O Projeto foi executado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, laboratório de Microbiologia (UFMS/CPAN).

 

Para as alunas, a experiência foi positiva e incrível para cada uma:

 

Geovana Bianca: “a Fetec pra mim foi uma coisa maravilhosa que me aconteceu, uma porta gigante que se abriu pra mim e uma oportunidade que eu jamais pensei que teria algum dia. Fico muito feliz em ter participado deste evento incrível, a maior feira de ciências do MS".

 

Thalyta Pereira: “participar da maior feira de ciências do Mato Grosso do Sul é umas das experiências mais incrível que já vivi. Só estando lá pra sentir a energia que todos de lá passam. É uma sensação única ainda mais ganhar em terceiro lugar que foi mais incrível ainda, um sonho mesmo, viveria isso tudo de novo".


Eloíze Inês: "Vivenciar a grandiosidade que é a FETECMS é inefável em palavras, poder trabalhar ao longo desses meses sendo ‘pictec’ e colher o fruto do trabalho desenvolvido junto com as meninas, com o laboratório de microbiologia da UFMS de Corumbá, e principalmente com a troca de saberes de pessoas dessa área tão importante na nossa vida, sem sobre de dúvidas foi algo que marcou minha alma, e que me cativa a ser ainda mais da ciência, representar a escola no maior evento científico da região foi incrível, e levantar esse reconhecimento foi ainda mais".

 

Segundo a professora e orientadora do projeto Fernanda Maria de Russo Godoy, “a execução desse projeto acrescentou também uma grande experiência na vida das estudantes, que entraram em contato com o meio científico desde a educação básica, estando inseridas no exercício da pesquisa científica. Isso permitiu que participassem de um ambiente de trabalho em equipe, adquirissem senso crítico e científico e, sobretudo, e tivessem uma postura profissional, responsável e sendo comprometidas com a ciência.”

 

A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências é organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Este ano, foi realizada nos dias 23 a 27 de outubro, durante o INTEGRA UFMS. Segundo a organização do evento, participam anualmente como finalistas, alunos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas de Mato Grosso do Sul, além de trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. Todos os projetos recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas, troféus e credenciais para eventos científicos nacionais.