HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

União de esforços entre instituições garante o Dia de Doar em Corumbá
Instituições comemoram lei do “Dia de Doar” e realizam passeata nesta sexta (11)

A Prefeitura de Corumbá sancionou, nesta semana, a Lei do “Dia de Doar”, aprovada pela Câmara Municipal. A sanção e publicação da nova lei foi comemorada pelas instituições sociais que atuam em Corumbá. Nesta sexta-feira (11), elas promovem uma passeata para chamar a atenção para a cultura de doação e como este ato de solidariedade é importante para o terceiro setor. 

A passeata acontece a partir das 14h. O ponto de encontro será no Riachuelo Futebol Clube (Rua Frei Mariano) e a passeata descerá até a Avenida General Rondon. O evento é encabeçado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em parceria com a Cidade Dom Bosco, Cripam/Caij e Instituto Novo Olhar. 

De acordo com o texto da lei sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, o “Dia de Doar” será comemorado anualmente na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças. As atividades à data têm como objetivo promover a cultura de doação para fins de filantropia no município e mobilizar indivíduos, empresas, instituições e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. 

“Acredito que todos devem se mobilizar, escolher de fato uma causa e apoiá-la, seja qual for. Na força dessa coletividade conseguimos mudar a realidade”, afirma a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon. 

Para o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar, o apoio governamental dá ainda mais visibilidade à data. “O ‘Dia de Doar’ é uma iniciativa mundial, mas ter a data no calendário oficial do município de Corumbá dá ainda mais visibilidade à causa, sem dúvidas”, garante. 

O “Dia de Doar” é uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. 

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos em 2012. Desde 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.