HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

Após três meses de curso, “Doce sonho de Dom Bosco” também ensinou como comercializar a própria produção.
Cidade Dom Bosco forma mulheres em novo ofício na arte da panificação, em Corumbá

Participantes mulheres concluíram o projeto “O doce sonho de Dom Bosco”, um curso de panificação com duração de três meses, promovido pela Cidade Dom Bosco. O curso foi oferecido para ensinar um novo ofício às mulheres e também promover a geração de renda por meio da panificação. Todas as participantes são familiares de crianças ou adolescentes inscritos nos projetos sociais desenvolvidos pela Cidade Dom Bosco.

 

Uma das participantes foi a autônoma Suzana Deniz, 45 anos. Ela conta que a experiência foi boa e já espera participar de outros cursos profissionalizantes. “Aprendi a maioria das coisas (de panificação) lá. Para trabalhar com panificação, precisa de um capital alto. No momento, não tenho como investir, mas serviu como experiência”, afirmou.

 

Suzana explica, porém, que o grande aprendizado que vai levar do curso é a convivência com outras pessoas e a união. “Aprendi muitas coisas, principalmente união. A simplicidade das pessoas me chamou atenção. O curso trouxe muitas experiências, como conviver com diferentes tipos de pessoas. Foi uma lição mesmo e espero que o doce sonho de Dom Bosco não morra e outras pessoas possam fazer o curso também”, contou.

 

A educadora Lidiane da Silva Faria Campos, responsável pelas aulas do curso, afirma que a intenção era trabalhar teoria e também a parte prática, justamente para que as mulheres participantes possam gerar renda após a conclusão. Noções de empreendedorismo e técnicas de vendas foram alguns dos temas trabalhados no projeto. “Nossa intenção é que elas possam ter uma renda extra em casa com a panificação. Muitas mulheres já estão fazendo em casa e até passando o que aprenderam no curso para os filhos e netos”, comemorou a educadora.

 

No encerramento do curso, realizado na última semana, todos os produtos servidos na confraternização foram produzidos pelas próprias alunas. “Tudo produzido manualmente, de forma artesanal, sem aditivos e conservantes. Elas aprenderam desde como embalar corretamente o produto até o que vende mais aqui em Corumbá”, relembrou Lidiane.

 

A execução do projeto “O Doce Sonho de Dom Bosco” teve apoio da Administração Pública de Corumbá, por meio de termo de colaboração do cofinanciamento do Governo Estadual das Ações Sociassistenciais – FEAS - Serviço de Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para criança e adolescentes.

 

 

 

Sobre a Cidade Dom Bosco

 

Fundada há mais de 60 anos, a Cidade Dom Bosco é uma organização sócio assistencial que atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estendendo suas ações ao grupo familiar do seu público-alvo, na cidade de Corumbá/MS

 

Atualmente a organização desenvolve três programas sociais, sendo eles o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), Programa Adoção a Distância e o Programa Adolescente Aprendiz.

 

As ações da organização buscam a prevenção de situações de riscos, por meio de aquisições e desenvolvimento de habilidades, proporcionando fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da oferta de oficinas de geração de renda, culturais, esportivas, lazer, inserção no mercado de trabalho e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

Centrada na pedagogia de Dom Bosco, nos valores cristãos, a Cidade Dom Bosco oferece serviços à população assegurando que todos que buscam pelas atividades desenvolvidas, sejam respeitados em suas individualidades.