HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

Programa garante aprendizado e inserção no mercado de trabalho
Há 16 anos, programa Jovem Aprendiz, da Cidade Dom Bosco, traz oportunidades para adolescentes em Corumbá.

O programa Jovem Aprendiz, da Cidade Dom Bosco, há 16 anos tem garantido oportunidades para adolescentes dos municípios de Corumbá e Ladário. Atualmente, a instituição conta com quase 40 adolescentes aprendizes, que já atuam em empresas parceiras da própria região.

 

Responsável pelo programa e instrutora do Jovem Aprendiz, Vânia da Silva Chalega explica que o primeiro passo é participar do curso Mundo do Trabalho, um momento de adaptação do adolescente e também de aprendizado sobre postura, como se comportar e informações sobre como funciona o mercado de trabalho. “Antes de ir para o mercado de trabalho, a maioria dos adolescentes que chega para nós não tem uma visão do que é e como funciona. Só vêm com o querer e vontade de estar dentro do mercado de trabalho. Com esses cursos que ofertamos, tenho certeza que estamos conseguindo prepará-los melhor”, afirma.

 

Através do programa Adolescente Aprendiz, a Cidade Dom Bosco oferece serviços complementares como: serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atendimento psicossocial, alimentação, estímulos para que permaneçam no ambiente educacional e no mundo formal do trabalho com todos os seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

 

Para Jassieli Anieli, que atuou como assistente-administrativa e monitora na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Corumbá, a participação no Jovem Aprendiz foi importante. 

“Aprendi a ter responsabilidade, pontualidade e a desenvolver a comunicação, pois a todo momento tinha que me comunicar. O trabalho desenvolvido pela Apae é muito incrível. Eles (crianças, adolescentes e adultos excepcionais) estando lá têm um grande avanço pedagógico e social. Tive oportunidade de participar desse crescimento. Uma oportunidade única e só tenho a agradecer por tudo o que fizeram por mim”, relembra.

 

Leonardo Damasceno da Silva, 19 anos, também conseguiu uma colocação no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. Hoje, ele já tem bem claro quais são seus objetivos.

“O programa foi um grande passo que dei na minha vida. Uma das escolhas mais importantes pra mim. Pude adquirir conhecimento no âmbito profissional, que seria mais difícil aprender se não tivesse esta oportunidade. Comecei na Andorinha e hoje consegui uma colocação como auxiliar-administrativo. Não é o topo de onde quero chegar, mas é um dos caminhos para chegar ao meu objetivo”, garante o jovem.

 

Leonardo é o segundo jovem aprendiz que passa pela Andorinha. “Gostamos muito do perfil. A Cidade Dom Bosco sempre nos atende e busca jovens com o perfil que passamos. Eles têm agregado à nossa equipe”, afirma Kelly Cristina Bezerra de Souza, que trabalha na empresa.

 

A coordenadora do programa conta que é gratificante ver as conquistas dos jovens. “Para mim, como educadora e instrutora dos adolescentes aprendizes, é gratificante vê-los entrar no mundo do trabalho de uma maneira capacitada e tendo entendimento do que é o mercado nos dias atuais. Como toda essa gama que temos hoje em dia, a gente vê que os adolescentes que se propõem a trabalhar como adolescentes aprendizes se desenvolvem de forma gradativa e estão sempre em busca de novos conhecimentos e capacitados a entrar no mercado de trabalho”, afirma.

 

Atualmente, mais de 20 empresas são conveniadas junto à Cidade Dom Bosco. Ou seja, estão aptas a receberem os participantes do programa Jovem Aprendiz. Com duração de 11 meses, o programa oferece formação teórica, realizada duas vezes na semana. Nos outros três dias, ocorre a formação prática, realizada na empresa conveniada e contratante.

 

“O programa Jovem Aprendiz tem um papel social muito importante. Hoje, buscamos atender prioritariamente os egressos dos programas Adoção a Distância e Crianças e Adolescentes Feliz (PCAF), já desenvolvidos aqui na Cidade Dom Bosco. Para garantirmos que mais adolescentes e jovens tenham acesso a essa oportunidade, precisamos de mais empresas conveniadas. Então, aquelas empresas que têm condições de receber um adolescente, jovem aprendiz, podem nos procurar”, afirma o diretor geral da Cidade Dom Bosco, padre Eduardo Moura.