HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na CDB...

Diversas atividades movimentaram a Cidade Dom Bosco desde o dia 1º até 31 de agosto.
Encerramento do Mês de Agosto.

O 31 de agosto de 2021 na Cidade Dom Bosco em Corumbá (MS), marcou o encerramento do mês dedicado a São João Bosco. Foram atividades intensas e que envolveu todos os setores da Presença Salesiana, desde formações até encontros e oratórios.  

 

Duas atividades tiveram parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá. A primeira ocorreu em 05/08, que é a Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", os educandos puderam apresentar sugestões através de avaliações, discussões e rodas de conversas, para uma sociedade mais justa e onde os direitos e deveres dos cidadãos sejam cumpridas. A outra, realizada em 09/08, foi a formação sobre o “Agosto Lilás”, que visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando a denúncia.

 

No Programa Adoção à Distância, ocorreu reunião dos pais e responsáveis dos Afilhados da Eslovênia e Itália, em 18/08. O objetivo da reunião era não só contar a história do programa, como também repassar as informações de interesse aos pais dos afilhados. Atualmente, o foco é o apadrinhamento dentro da presença Salesiana. O atendido passa por um acompanhamento a partir dos 06 anos até aos 18 anos, pelos padrinhos e madrinhas da Espanha, Eslovênia e Itália.

 

Já no Programa Adolescentes Aprendizes, foram recebidos os 24 novos atendidos do setor. Foram divididos em duas turmas e cada um deles estão contratados em empresas parceiras de Corumbá e Ladário. Além da acolhida, ocorreram formações entre 16 a 31 de agosto, com a presença de enfermeiros da ESF-Ênio Cunha II, do Bairro Cervejaria e acadêmicos de medicina da Unicesumar, promovendo conscientização e formação humana.

 

E, no Programa Crianças e Adolescentes Felizes, o tema abordado durante todo o mês, foi sobre os sonhos de Dom Bosco e que era trabalhado nas oficinas. A culminância delas era no Oratório nas sextas-feiras, trazendo não só diversão como também espiritualidade e entendimento da vida do Pai e Mestre dos Jovens. Além disso, os educandos escreveram cartas sobre o que esperam do futuro, colocaram em uma cápsula e enterraram nas dependências da Cidade Dom Bosco, com a retirada somente em 2026. Outra atividade prática, foi a plantação de Ipês, reforçando a importância e cuidado ao meio ambiente.

 

Como encerramento das atividades, as crianças tiveram uma apresentação cultural do Grupo Vivart, com malabares e acrobacias. E os adolescentes, tiveram uma contação de história, produzida pela Professora Melina Melgar, baseado no carisma salesiano.

 

Todas as atividades propostas durante o mês de agosto, foram realizadas em rede entre os setores, com o apoio do Diretor Geral da Cidade Dom Bosco, Padre Eduardo Moura.  

 

Para mais fotos, clique aqui.